Início da Vacinação Contra Dengue em Goiás Priorizará Crianças de 10 e 11 Anos

0

O estado de Goiás vem sofrendo com um surto de dengue desde o final do ano passado, com um aumento de 70% nos casos confirmados em comparação com o mesmo período em 2022. A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) está trabalhando para lidar com a situação, criando o Gabinete de Crise da Dengue e Arboviroses, que é responsável pela gestão plena da situação durante a crise.

Para ajudar a combater o surto, a SES-GO planejava iniciar a imunização de crianças de 10 a 14 anos em mais de 130 cidades, mas devido à quantidade limitada de doses enviadas pelo Ministério da Saúde a Goiás, a prioridade foi alterada. O estado deve receber mais 36 mil doses da vacina na quarta-feira (14/2).

A expectativa é vacinar crianças de 10 a 14 anos até o final do ano, com as doses sendo distribuídas para cidades com mais de 100 mil habitantes e com alta transmissão de dengue tipo 2. A faixa etária determinada para receber as doses é baseada nas idades com maior histórico de internações.

Crianças que estão ou tiveram a doença recentemente precisam esperar pelo menos seis meses para tomar a vacina. A superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, ressalta que o objetivo da vacinação é proteger a população que a receber em médio e longo prazo.

5/5 - (1 {votos})