Nesta quinta-feira (8), o Ministério da Saúde divulgou a distribuição inicial das vacinas contra a dengue. Entretanto, Santa Catarina não foi incluída nessa remessa, e a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC) não estabeleceu um prazo para a chegada dos imunizantes ao estado.
Em 2024, Santa Catarina enfrenta um surto da doença, com cinco mortes confirmadas por dengue: quatro em Joinville e uma em Araquari. Os casos prováveis da doença já totalizam 8.710, representando um aumento de 611% em comparação ao mesmo período do ano anterior, quando o estado registrava 1.225 casos prováveis de dengue.
Casos de Dengue Aumentam em SC
Desde o início de 2024, o número de casos prováveis de dengue em Santa Catarina tem aumentado significativamente. Em 23 de janeiro, o estado tinha 4.043 casos prováveis, um aumento de 910% em relação ao mesmo período de 2023, quando eram 400 casos prováveis. Em 29 de janeiro, o número de casos prováveis aumentou para 5.897, um aumento de 646,5% em relação ao ano anterior, quando eram 790 casos prováveis no mesmo período.
Além disso, o estado já confirmou cinco mortes por dengue em 2024. O diretor de Vigilância Epidemiológica do Estado, João Augusto Brancher Fuck, alerta que o número de casos ainda deve aumentar nas próximas semanas, considerando as mais de 14 mil notificações suspeitas de dengue.
A tabela abaixo apresenta o número de casos prováveis de dengue em Santa Catarina desde o início de 2024:
Data | Número de Casos Prováveis |
---|---|
23/01/2024 | 4.043 |
29/01/2024 | 5.897 |
Segundo o diretor de Vigilância Epidemiológica do Estado, os números devem continuar a aumentar nas próximas semanas, considerando as notificações suspeitas que ainda devem se confirmar. Assim, é importante que a população se previna contra a doença, eliminando possíveis criadouros do mosquito transmissor e tomando outras medidas preventivas, como o uso de repelentes e roupas adequadas.
Prevenção
A melhor maneira de prevenir as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, Zika e chikungunya, é eliminar locais com água parada. As seguintes medidas podem ajudar a prevenir a proliferação do mosquito:
- Evite que a água da chuva fique depositada e acumulada em recipientes como pneus, tampas de garrafas, latas e copos;
- Não acumule materiais descartáveis desnecessários e sem uso em terrenos baldios e pátios;
- Trate adequadamente a piscina com cloro. Se ela não estiver em uso, esvazie-a completamente sem deixar poças de água;
- Mantenha lagos e tanques limpos ou crie peixes que se alimentem de larvas;
- Lave com escova e sabão as vasilhas de água e comida de seus animais de estimação pelo menos uma vez por semana;
- Coloque areia nos pratinhos de plantas e remova duas vezes na semana a água acumulada em folhas de plantas;
- Mantenha as lixeiras tampadas, não acumule lixo/entulhos e guarde os pneus em lugar seco e coberto.